English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Tempo das frutas

Todos sabiam exatamente quando era tempo de manga, de goiaba, de gabiroba, de cajá manga, caju, pitanga, marmelo, marolo e araticum. Mas agora, aqui na cidade grande, a gente tem dificuldade em lembrar, porque não tem pé de fruta, só prédios e ônibus soltando fumaça pela chaminé. Só quando vamos passear aos domingos na praça é que sabemos de qual fruta é tempo, porque os vendedores ambulantes vendem as frutas em carriolas de pedreiro no meio das calçadas.
E aí vê marolo que vem de Goiás, caqui de Jundiaí, cajá-manga não se sabe de onde e por aí afora. Os vendedores são desempregados que fazem bico e as frutas não são de muito boa qualidade, mas dá para enganar a vontade que a gente tem de comer uma fruta como antigamente, fruta fresca de verdade e não molhada com uma garrafa de água para parecer ter sido apanhada recentemente.
Levamos algumas goiabas para casa e vamos tentar saborear pensando que ainda somos o mesmo menino inocente trincando uma fruta fresquinha pegada no pé. Em casa, a gente sente que a goiaba não tem gosto nenhum, parece isopor colorido insípido e insosso. Será que ainda existem goiabas de verdade neste mundo?

Juvenil de Souza vai mudar para um quarto menor para economizar no aluguel.

Próxima crônica
Página anterior