English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Ranchos alegres, ranchos tristes.

Antigamente tinha ranchos na beira do rio, ranchos alegres, ranchos de reuniões, festas, pescarias, noitadas na areia comendo peixe assado na brasa, a fogueira de chamas vermelhas e azuis com fagulhas subindo das brasas quentes.
Uns dormiam, outros cantavam, outro tocava músicas dolentes ao violão, lá no céu negro, as estrelas piscavam como vaga-lumes tiritando de frio. De repente vinha um vulto da beira do rio com um peixe na mão - traíras, mandis e, às vezes uma arisca piapara de olhos vermelhos, peixes que logo seriam devidamente saboreados ou temperados com sal e limão para o almoço de amanhã.
No Rancho Alegre a areia era branca como neve nas noites de lua. Se fosse noite de lua, os dourados barulhentos vinham até a praia e os corimbas lambiam a espuma na flor d’’’’água deixando aros brilhantes na superfície lustrosa. Na madrugada friorenta, a mãe da lua cantava seu canto de arrepiar os cabelos. De tarde, os pescadores subiam para armar as redes e apreciar a fina garoa subindo em vapor das águas tranqüilas carregando flores cor de rosa das trepadeiras das margens.
Os que ficavam,cozinhavam, varriam o terreiro, aguavam as plantas, jogavam baralho dormiam e pescavam. O rancho era o lazer gratuito, sem dono e sem patrão, onde as pessoas eram felizes naquela irmandade de piadas repetidas, brincadeiras sem malícia, como oferecer um copo cheio de água como se fosse pinga, ou o contrário. Rancho Alegre, rancho do Tonico Ribeiro, rancho do Ermelindo, rancho do Nêgo Bozzo, dos Moretto e depois surgiram ranchos e mais ranchos que, informa o jornal, “os hômi mandou derrubá“, como a Saudosa Maloca.

Próxima crônica
Página anterior